Estudantes da Texas A&M University conhecem produção de leite e ILPF

0
828

A Embrapa Pecuária Sudeste, com sede em São Carlos (SP) recebeu a visita de 11 alunos de graduação e pós-graduação da Texas A&M University, dos Estados Unidos, para conhecer a produção leiteira em sistema de Integração Lavoura – Pecuária – Floresta (ILPF).

ILPF

Os estudantes, que têm entre 20 e 24 anos, são alunos da disciplina Estudos sobre a agricultura brasileira, ministrada pelo professor Sam Feagley, que traz esses grupos ao Brasil há vários anos. De acordo com Feagley, a visita é uma oportunidade para que eles vejam na prática o que aprendem em sala de aula. “Na disciplina, focamos as diferenças entre a agropecuária brasileira e a americana”, comenta.

O pesquisador Alberto Bernardi apresentou o sistema de produção de leite a pasto e uma área de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Esse modelo de produção sustentável e diversificado, integrando atividades agrícolas, pecuárias e florestais, na mesma área, é novidade para os americanos. Segundo relato de alunos, eles estudam essas soluções tecnológicas na disciplina, mas até então não tinham visto esses sistemas de perto. Diferente do Brasil, onde já são utilizados vários modelos de ILPF e a implantação é incentivada pelo governo, nos EUA não são adotados.

O grupo chegou ao Brasil no dia 1º de janeiro e permanece até o dia 19 de janeiro. Os estudantes já fizeram várias visitas técnicas relacionadas à agropecuária brasileira nas cidades de Manaus, Uberlândia e Brasília. Na tarde de hoje, seguem para Piracicaba, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq). Os americanos devem ainda conhecer Foz do Iguaçu, Cascavel, Porto Alegre e Florianópolis, onde encerram sua viagem.

SEM COMENTÁRIOS