Governo do RJ cria a primeira floresta estadual

0
490

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (14) o decreto que cria a Floresta Estadual José Zago – a primeira unidade de conservação deste tipo criada pelo Estado do Rio. A unidade fica na área hoje chamada Horto Florestal de Trajano de Moraes, no município de mesmo nome, na Região Serrana do Estado.

O objetivo, de acordo com o governo fluminense, é aliar o fortalecimento das atividades que já ocorrem no Horto Florestal – conservação da biodiversidade, restauração florestal, produção de mudas, pesquisa científica, educação ambiental e lazer -, a um manejo florestal sustentável planejado, à exploração do potencial da área como unidade produtora de sementes de espécies florestais nativas e ao desenvolvimento do turismo.

Plano de manejo da unidade deve ficar pronto em até dois anos
Plano de manejo da unidade deve ficar pronto em até dois anos

A administração da Floresta Estadual José Zago, que abrange uma área aproximada de 29,18 hectares, será realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O Plano de Manejo da unidade deve ser elaborado num prazo de até dois anos.

O nome da Floresta Estadual é uma homenagem ao ex-chefe do Horto, José Zago. Ele começou a trabalhar no local em 1977, assumiu a chefia em 1988 e permaneceu no cargo até se aposentar, em 2008. Durante sua gestão, o Horto sofreu um importante trabalho de reflorestamento, além de várias obras de melhoria.

SEM COMENTÁRIOS