Os grandes Engenharios Florestais – Professor Sebastião do Amaral Machado

0
1079

Existe uma unanimidade no setor florestal brasileiro, ela se chama Sebastião do Amaral Machado. O Professor Sebastião, como é conhecido nacional e internacionalmente, é referencia tanto no ensino da Engenharia Florestal, como na pesquisa, como na contribuição aos mais diversos trabalhos relacionados com o setor florestal brasileiro.

Professor Sebastião do Amaral Machado, UFPR

Sua posição como um magistrado nos temas florestais tem sido referencia nacional nos últimos 50 anos. Desde meados da década de 60 do século passado, o Professor Sebastião esteve envolvido com os processos políticos do setor florestal, tendo sido o criador e primeiro presidente da Associação Paranaense de Engenheiros Florestais. Bem como da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais, onde ocupou o cargo de Tesoureiro na primeira Diretoria daquela instituição defensora dos direitos dos Engenheiros Florestais.

O Professor Sebastião é formado em Engenharia Florestal, em 1965 (segunda turma), pela Universidade Federal do Paraná, fez seu Mestrado, em 1972, no Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas da Organização dos Estados Americanos (OEA), e concluiu o Doutorado pela Universidade de Washington, em 1978. Em sua carreira de pesquisador orientou e/ou co-orientou trabalhos de pesquisas de 155 alunos de pós-graduação em Engenharia Florestal e também participou de mais de 150 bancas examinadoras de trabalhos científicos relacionados com florestas e sua adequada utilização para geração de bens e benefícios à sociedade. Além disso, seu acervo de publicações ultrapassa os 400 artigos científicos e trabalhos técnicos nas mais variadas revistas científicas em nível nacional e internacional.

Recentemente, por indicação do Vereador Felipe Braga Cortes, recebeu, por decisão unânime da Câmara de Vereadores de Curitiba, o Título de Cidadão Honorário, pelos serviços prestados ao ensino, pesquisa e extensão universitária.

A referencia, Sebastião do Amaral Machado, continua ativa e prestando seus serviços e ampliando suas contribuições ao desenvolvimento do setor florestal, como pesquisador sênior da Universidade Federal do Paraná e também como consultor da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.

joesioProf. Joesio Siqueira
Diretor da STCP Engenharia de Projetos
http://www.stcp.com.br

 

SEM COMENTÁRIOS