Guia de formigas do Brasil

0
908

Pelo menos 111 gêneros e cerca de 1.500 espécies de formigas ocorrem no Brasil. Esses números colocam o país como campeão da biodiversidade em termos de gênero de formigas e no segundo lugar no quesito quantidade de espécies.

Obter informações sobre a enorme variedade de formas que esses insetos podem apresentar no território nacional ficou mais fácil para o público leigo: o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), de Manaus, lançou no mês passado o Guia para os gêneros de formigas do Brasil, escrito por sete pesquisadores.

Segundo a publicação, por ora disponível apenas em uma versão gratuita on-line, o Brasil abriga 31% dos gêneros conhecidos de formigas no mundo. “Os gêneros reúnem, na maioria dos casos, conjuntos de espécies que atuam de forma semelhante na natureza, sem prejuízo das especificidades”, escrevem, no prefácio da obra, Carlos Roberto F. Brandão, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, e Rogério Rosa da Silva, do Museu Paraense Emílio Goeldi.

“A adoção dessa categoria é adequada para estudos que buscam identificar como as qualidades comuns a grupos filogeneticamente próximos de espécies se diversificaram e se estabeleceram ao longo da história evolutiva das linhagens.”

O guia, que traz informações básicas sobre a biologia, a ecologia e evolução e imagens de todos os gêneros, pode ser baixado em formato pdf.

SEM COMENTÁRIOS