Chamas já destruíram mais de 15 quilômetros na unidade de conservação. Fogo atinge região há quatro dias; brigadistas trabalham para conter chamas.

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional do Viruá, região do município de Caracaraí, ao Sul de Roraima, há quatro dias.

Nesta terça-feira (1º), 50 brigadistas do Ibama estiveram no local para conter as chamas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o clima seco pode ter contribuído para que o fogo se alastrasse de forma rápida.

Ainda  segundo os Bombeiros, as queimadas destruíram mais de 15 quilômetros de floresta dentro da unidade de conservação. Animais silvestres também foram atingidos pelo fogo.

O Parque Nacional do Viruá tem uma extensão de mais de 217 mil hectares e é considerado umas das maiores áreas de preservação ambiental do país.

Para minimizar o fogo na unidade, os brigadistas usam ferramentas e máquinas agrícolas na construção de barreiras que impedem a propagação das chamas para outras áreas de floresta.

De acordo com o coordenador do Centro Especializado de Prevenção e Combate aos Incêndios e Florestas de Roraima (Prevfogo), Joaquim Parimé, o trabalho de combate ao fogo iniciou nas laterais do incêndio, áreas chamas de flanco pelos brigadistas.

“Estamos trabalhando diuturnamente no combate às chamas, tentando fazer a proteção nos flancos, para depois fazer o ‘ataque’ na frente do incêndio”, explica.

Além dos profissionais de Roraima, o trabalho no controle do incêndio que atinge o Viruá conta  com o apoio de profissionais do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Amazonas, equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ibama.

SEM COMENTÁRIOS