Serviço Florestal Brasileiro faz aniversário – 10 Anos

0
1582

Serviço-Florestal-Brasileiro

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) completa, neste dia 02/03, dez anos de existência. A instituição, que é vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, vem, desde 2006, se consolidando com uma referência na missão de harmonizar o uso econômico sustentável das florestas com a conservação e recomposição deste valioso patrimônio nacional.

A ampliação das concessões florestais, o fortalecimento do manejo florestal comunitário e a realização do Inventário Florestal Nacional estão entre as mais significativas conquistas do SFB ao longo destes anos. Em 2014, a missão do órgão foi ampliada com a atribuição de gerir o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) e capitanear a implantação do Código Florestal.

“Temos muito a comemorar, a consolidação da instituição como órgão gestor e de referência florestal dentro do Governo Federal, focando-se nas concessões florestais empresariais, no manejo florestal comunitário e no Inventário Florestal Nacional”, afirmou o diretor geral do SFB, Raimundo Deusdará Filho.

“Além disto, estamos promovendo o Cadastro Ambiental Rural e os programas de recomposição e regularização ambiental, como um órgão catalisador da implementação do novo Código Florestal”, completou.

Deusdará acredita que, com visibilidade alcançada pelo CAR, a tendência é de que o Serviço Florestal Brasileiro seja cada vez mais ativo na agenda política do governo.

O Serviço Florestal Brasileiro

Criado pela Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei no 11.284/06), o SFB tem a missão de promover o conhecimento, o uso sustentável e a ampliação da cobertura florestal, tornando a agenda florestal estratégica para a economia do país.

O SFB é dirigido por um Conselho Diretor, composto por um diretor geral e quatro diretores. O quadro de pessoal é constituído por meio da realização de concursos públicos ou da redistribuição de servidores de órgãos e entidades da administração federal direta, autárquica ou fundacional

SEM COMENTÁRIOS