Vice-Presidente do IPCC assume cargo no Ministério do Meio Ambiente

0
406

Thelma Krug vai chefiar as Políticas para o Combate ao Desmatamento

Thelma Krug
Thelma Krug

A cientista Thelma Krug, pesquisadora do Inpe de São José dos Campos, é a nova diretora de Políticas para o Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente. Thelma substitui o ecólogo Francisco Oliveira, que chefiava a área desde 2012. A pesquisadora é especialista na relação entre florestas e o clima.

Thelma também é vice-presidente do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança Climática), órgão criado pela ONU para avaliar a ciência do aquecimento global. Ela assume a pasta no momento em que o Brasil adotou um objetivo de corte de emissões de CO2 até 2030. O desmatamento bruto hoje é a principal fonte de gases do efeito estufa do país. Entre as metas assumidas pelo Brasil está a de zerar o desmatamento ilegal no país até 2030.

Doutora em estatística espacial pela Universidade de Sheffield (Reino Unido) e especialista em mudança do uso da terra e florestas, Thelma Krug já ocupou o cargo de secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA). No Inpe, desenvolveu pesquisas sobre emissões em diversas frentes. Entre as áreas de atuação, estão recursos florestais, engenharia florestal e geociências.

SEM COMENTÁRIOS