Inventário Florestal: uma atividade que requer método, tecnologia e planejamento

0
981

Para que um investimento florestal seja rentável, três grandes alavancas devem ser movimentadas com competência: o mercado, os custos de formação e a produtividade florestal.

eucalipto-ms-inventári-florestal

A fim de consolidar a estratégia de negócio, a Innovatech investe em competências e ferramentas para o gerenciamento de Inventários Florestais.

O Inventário Florestal objetiva a mensuração de estoques de madeira, prognoses e diagnósticos do processo produtivo por meio do levantamento de dados e modelagens estatísticas, permitindo aos investidores checar um dos principais drivers de resultado do investimento em ativos florestais, a produtividade.

Ainda que reconhecida como importante, a execução contínua do processo de Inventário é considerada onerosa por muitos investidores.

A fim de ampliar os benefícios da atividade, a Innovatech adotou o módulo de Inventários Florestais da INFLOR. A primeira implementação se deu no cliente Asperbras e, com o sucesso da iniciativa, a Innovatech passou a atender o mercado também neste setor.

Segundo Luiz Fellipe Arcalá, Head de Negócios da Innovatech, a proposta é inserir o Inventário Florestal como um processo especialista na cadeia de valor:

“Não basta apenas mensurar a produtividade, com modelagens e prognoses complexas. É preciso tratar este processo com parte do planejamento, dos controles e análises. É necessário embarcar os outputs de produtividade florestal no Big Data da gestão, possibilitando diagnósticos com estabilidade, desde o plano orçamentário até a exaustão do ativo por talhões, análises de performance, retornos sobre o investimento, performance e appraisal, dentre outras necessidades” explica Luiz Fellipe Arcalá.

Arcalá aponta que o módulo de inventários da INFLOR é a solução ideal pois, além da excelência técnica, possui sinergia com o banco de dados da gestão, integra e trabalha diretamente no cadastro florestal dos projetos, que permite permite planejamento, controles e a integração com o módulo de custos:

“Na adoção da tecnologia, implementamos cruzamentos com as informações de custos de formação e diagnosticamos rapidamente performances de custos unitários da madeira por talhão. É uma integração que abre portas para horizontes mais profundos do nosso gerenciamento.” No caso da Asperbrás, a área de Gestão da Innovatech combinou as melhores práticas com inovação, possibilitando a inserção das modelagens estatísticas dentro do sistema de processamento da INFLOR.

Essa solução permite fazer comparações entre os talhões, avaliando performance, gestão e custos, o que torna o Inventário Florestal uma ferramenta valiosa não só para mensuração mas para a tomada de ações táticas e estratégicas de forma rápida e efetiva.

A implantação desta ferramenta inovadora no processo de Inventário Florestal pode gerar relatórios adicionais tão valiosos quanto o próprio Inventário. É uma ótima opção para empresas que desejam maximizar os resultados do investimento e valorizar o esforço de levantamento do Estoque Florestal.

O time da Innovatech recomenda a adoção dessa solução e está à disposição para apoiar as empresas Florestais e do Agronegócio nos mais diversos projetos.

Sobre a Innovatech

A Innovatech é uma empresa de gestão e consultoria, focada em agronegócio e negócios florestais. Seus princípios são a inovação constante, o conhecimento e o relacionamento sustentável. Por meio de modelos de gerenciamento de projetos e consultorias inovadores, a Innovatech agrega valor ao setor agroflorestal, trazendo metodologias e processos cada vez mais eficazes e otimizados para a cadeia de valor de negócios. Saiba mais em www.innovatech.com.br.

Sobre a Inflor

A INFLOR está mudando a maneira de gerenciar ativos biológicos ao redor do mundo. Desde sua criação, colabora com as pessoas que possuem a incrível missão de plantar e colher, com isso, já são mais de 5 milhões de hectares espalhados em 4 continentes.

Com um histórico de mais de 20 anos de experiência, suas soluções auxiliam as pessoas a maximizarem a performance na administração de ativos florestais e agrícolas, permitindo que empresas e produtores alavanquem seus ganhos através do uso consciente dos recursos naturais e respeito socioambiental. Sua essência está na transformação da tecnologia em verdadeiras raízes. Saiba mais em www.inflor.com.br.

SEM COMENTÁRIOS