reunião-manejo-florestalO Acre sedia a segunda reunião do comitê diretivo do projeto de Fortalecimento Institucional dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O evento se iniciou na terça-feira, 10, e termina nesta quinta, 12.

Com o tema “Manejo Florestal Comunitário”, o encontro está sendo presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que apresentou as experiências acreanas na área.

OTCA é composta por oito países amazônicos, que têm o objetivo de promover o desenvolvimento harmônico da região e o bem-estar de suas populações, além de reforçar a soberania dos países sobre seus territórios amazônicos.
Segundo o engenheiro florestal da OTCA Vicente Guadalupe, o Acre foi escolhido para sediar o encontro pela sua experiência na área de manejo florestal. “Queremos promover experiências semelhantes às do Acre em outros países amazônicos, e a reunião promove exatamente um intercâmbio dessas experiências”, explicou.

Por se tratar de manejo florestal comunitário, o comitê decidiu realizar o evento no Acre, que há 12 anos atua com sucesso na área de produção florestal sustentável.

Além das políticas públicas de incentivo ao manejo florestal comunitário, os participantes também acompanharam um diagnóstico sobre as experiências do estado.

“Apresentemos a nossa legislação, que apoia o manejo, ao colegiado e realizamos uma explanação sobre o fomento às atividades de plano de manejo, produção florestal comunitária, que está incluída dentro da política florestal do Estado, bem como do desenvolvimento da tecnologia adotada para desenvolver as ações”, destacou o diretor executivo de floresta da Sema, Marky Brito.

reunião-manejo-florestal

Participam do encontro representantes das Bolívia, Peru, Suriname e Brasil. Na quinta-feira, 12, o comitê diretivo do projeto de Fortalecimento Institucional dos países membros da OTCA vai conhecer de perto os resultados do trabalho de manejo florestal comunitário desenvolvido dentro da Reserva Chico Mendes, em Xapuri.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

SEM COMENTÁRIOS