O Inventário Florestal Nacional – IFN foi realizado no Ceará sob coordenação do Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Ceará – SEMACE. Os recursos foram oriundos do orçamento do Governo Federal e da SEMACE.

O estado do Ceará é uma unidade federativa que integra a Região Nordeste. Sua extensão territorial é de 148.886,308 quilômetros quadrado. Composto por 184 municípios, sua população totaliza 8.452.381 habitantes. O Ceará está localizado, em sua totalidade, na sub-região do sertão nordestino, uma área caracterizada pelo clima semiárido, conhecido como “Polígono das Secas”. Contém em seu território, 12 Unidades de Conservação federais, 27 estaduais e 13 municipais.

As informações foram levantadas em dois componentes: coleta de dados biofísicos e levantamento socioambiental. Saiba mais sobre a metodologia utilizada no IFN-CE.


Estão disponíveis abaixo alguns painéis dinâmicos contendo resultados do inventário florestal no Ceará. Clique nos temas para visualizar. Ao aproximar o cursor dos pontos observe mais informações. Na lateral direita do painel, utilize os filtros para observar as informações desejadas.

O IFN é um projeto coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro com o propósito de produzir informações sobre as florestas em todo o território brasileiro. Ele consiste na coleta de dados de campo, incluindo a medição de árvores, a coleta de amostras botânicas e de solo, e também entrevistas com pessoas que utilizam as florestas no seu dia-a-dia.

O projeto já está sendo implementado em treze (13) estados e as informações poderão ser utilizadas para subsidiar a formulação de políticas e projetos de uso e conservação dos recursos florestais. Nos próximos três anos todos os estados estarão inventariados e as informações disponíveis para a sociedade.

Acesse os resultados na página do 30

SEM COMENTÁRIOS